domingo, 16 de setembro de 2012

Descarte Consciente de Medicamentos

Olá queridíssimos!!

Quem de nós nunca pegou um monte de remedinhos vencidos na nossa casa e jogou tudo no lixo?


O que muita gente não sabe é que o descarte desses medicamentos vencidos no lixo comum causa impactos no meio-ambiente podendo, inclusive, colocar em risco a saúde pública.


Visando minimizar esses danos, foi iniciada em vários estados brasileiros uma campanha de descarte consciente de medicamentos, já que ainda não existe coleta específica, diretamente na casa das pessoas, desse tipo de resíduo.

Essa campanha faz uso da logística reversa, que consiste no retorno dos medicamentos ao local onde eles são adquiridos, ou seja, às farmácias e drogarias.

As farmácias e drogarias que participam da campanha possuem um tipo de "papa-pílula" (semelhante aos já conhecidos papa-pilhas, para descarte correto de pilhas e baterias) onde a pessoa pode descartar medicamentos sólidos separados dos líquidos, e ainda de suas embalagens e bulas. Os medicamentos, depois, são coletados por uma empresa especializada nesse tipo de lixo.


Apesar de ainda não ser uma campanha a nível nacional (aqui no Amazonas, por exemplo, ainda não existem pontos de coleta), acho muito importante que as pessoas tenham conhecimento desses fatos, até para poderem cobrar iniciativas parecidas nos seus estados.

No site do Descarte Consciente, as pessoas dos estados que não estão na relação de pontos de coleta, são orientadas a procurar informações nas Unidades Básicas de Saúde, para saber como proceder.

Para mais informações, acessem o site do Descarte Consciente.


Beijocas,

Beta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário